6 mitos e verdades sobre cabelos: especialista desvenda os principais

Cortar o cabelo ajuda no crescimento? Saiba se é mito ou verdade!

grávida pode pintar cabelo? Faz mal lavar os fios todos dias? Dar um jato de água fria no final da lavagem deixa os cabelos mais brilhosos? Essas perguntas fazem parte dos maiores mitos capilares e você, provavelmente, já se pegou pensando em algum deles. Para desvendá-los, o Purepeople aproveitou a Beauty Fair, a maior feira de beleza das Américas, para entrevistar quem entende do assunto: a técnica da INOAR Aline Rodrigues contou o que é mito e o que realmente é verdade nos cuidados com os fios.

TODO CABELO PODE FICAR COM EXCESSO DE PRODUTO

Verdade! Quando o cabelo fica pesado, como se estivesse com excesso de oleosidade, um dos motivos pode, sim, ser o excesso de produtos e até de nutrientes. "Se a pessoa nutrir demais o cabelo, por exemplo, ele vai começar a pesar, a ficar oleoso. A pessoa vai lavar e ele parece que não ficou limpo. Quando a pessoa hidrata e o cabelo fica pesado e opaco no lugar de com brilho e leve, ele está sendo hidratado em excesso. Quando isso acontece, a pessoa deve reorganizar o cronograma capilar", explica Aline. Esse cronograma nada mais é do que uma agenda com tratamentos que incluem hidratação, nutrição e reconstrução em dias certos na semana.

LAVAR A CABEÇA TODO DIA ESTRAGA O CABELO

Mito! Quem nunca ouviu que lavar o cabelo todos os dias estraga os fios? "Isso é um grande mito. Tem cabelos que precisam de mais limpeza, cabelos que precisam de menos limpeza, e não tem nada de errado nisso. Se a pessoa tem um cabelo com excesso de oleosidade, como pessoas que fazem academia, que trabalham em cozinha de restaurante, que exercem algum trabalho que deixe cheiro no cabelo, elas lavam o cabelo todo dia. Às vezes, duas vezes por dia. Já a pessoa que não passa por isso, lava o cabelo dia sim, dia não", explica a profissional. E para evitar o ressecamento que o shampoo diário pode causar, Aline indica: "Vale ficar atento na hidratação que, nesses casos de mais lavagens, pode ser duas vezes por semana combinada com shampoo e condicionador".

ENXAGUAR COM ÁGUA FRIA DEIXA O CABELO MAIS BRILHOSO

Mito! Muita gente tem o hábito de lavar o cabelo com água quente e, no fim, dar um jato de água fria para ajudar no brilho e prevenir oleosidade. "De forma nenhuma. Lavar o cabelo com água muito quente pode causar ressecamento, e dar um choque térmico não vai dar mais brilho nos fios. O que vai dar brilho no cabelo é um shampoo adequado para o seu tipo de cabelo, manter uma rotina de hidratação, controlar o excesso de química, quando a pessoa utilizar. Isso é uma rotina de cabelo saudável. O ideal é que a pessoa lave o cabelo o tempo todo com água morna. Ela terá um excelente resultado", indica Aline.

ESTRESSE PROVOCA QUEDA DE CABELO

Verdade! "Estresse provoca queda de cabelo e alopécia, que é a queda do cabelo em uma região específica do couro cabeludo. É preciso que a pessoa busque um dermatologista quando ela perceber que o cabelo está caindo, porque é ele quem vai diagnosticar a causa. Pode ser estresse de trabalho, fim de relacionamento, perda de um ente querido. Ou pode ser falta de alguma vitamina. A pessoa precisa tratar a queda e, depois, usar produto cosmético para fortalecimento desse cabelo que está nascendo e também o que já existe", explica.

CORTAR O CABELO AJUDA NO CRESCIMENTO

Depende! Tem gente que gosta de cortar as pontinhas de vez em quando ou apostar em cortes de cabelo da moda para rejuvenescer o look e mandar embora a parte quebradiça. Aline conta que esse hábito pode ajudar, mas não é obrigatório. "Quanto mais o cabelo cresce, mais ele vai envelhecendo e ficando mais sensível. Cortar evita que o cabelo se danifique porque a pessoa está, na verdade, renovando as pontas do fio. Quanto mais se corta as pontas, mais se evita que esse pedaço do fio que é mais velho fique ressecado, com pontas duplas e quebradiço. Cortar as pontas deve fazer parte da rotina capilar porque ajuda a renovar o fio", aconselha.

 GRÁVIDA NÃO PODE PINTAR O CABELO

Depende! A profissional explica que a liberação para apostar na coloração durante a gestação depende do médico da grávida. "Hoje, têm vários médicos que liberam a grávida a pintar porque as colorações atuais não têm nenhum tipo de ativo que faça mal para o bebê. O que pode acontecer é a mãe ter alguma reação alérgica e ela não poderá usar medicamentos. Essa é a principal preocupação", explica.


You Might Also Like

0 comentários